quarta-feira, 27 de abril de 2011

Capítulo 13 - No Jantar

Após a chegada de Ana a sala de estar, ela, Luiz, Armando e dona Augusta, ficaram conversando por mais um tempo.
Armando insistia em dizer a Luiz que Ana não queria saber de ler, que ela não gostava disso e só lia porcarias. Por sua vez, Ana reclamava com o pai por dizer isso, mas ele alegava a Luiz que o que mais desejava era que a filha passasse a se interessar mais por literatura, assim como o seu pai, que foi um ótimo jornalista.
- Luiz, por favor, você tem que fazer a Ana ler alguma coisa que preste. Eu já notei que você é um rapaz mais culto e educado ajuda essa guria!
Mas quando Luiz se preeparava para responder, Amanda chamou a todos dizendo:
- O jantar está na mesa!
Salvo pelo gongo, pensou Luiz.
Todos se sentaram a mesa.
No cardápio havia arrroz, feijão, massa, aipim, carne de panela e uma salada de tomates e alface.
Primeiro, Armando se serviu, após ele a dona Augusta, depois Amanda, e depois, Ana.
Ana serviu bem pouco, então Augusta reclamou:
- Come direito menina, você vai ficar doente comendo tão pouco assim!
Logo após Ana, só restava que Luiz se servisse, porém, ele era bastante tímido para comer fora de casa, e não conseguia ficar a vontade para comer o tanto que comeria em casa.
- Mas tu também Luiz? Também tá com medo de engordar?
Brincou Armando, vendo que Luiz havia serido muito pouca comida.
- Não, não é isso, normalmente eu até como mais, mas quando to fora de casa, não sei, não consigo comer do msmo jeito.
- A não, não faz serimômia, pode servir mais que tem bastante, e tu vai adorar a minha comida!
- É, a comida da mãe é ótima Luiz, tu vai gostar mesmo!
Confirmou Ana.
- Sei, é claro, não é que eu a axe ruím ou algo assim, mas é que não me sinto a vontade mesmo.
- Não tem porque ficar desconfortável Luiz, a gente tá só em família!
- Táh, vou tentar me acostumar em comer fora!
Então, de pouquinho em pouquinho, Luiz foiu conseguindo continuar com o jantar, embora ele já não estivesse tão desconfortável, e estivesse conseguindo comer bem, Amanda insistia que ele havia comido muito pouco.
- Mas Luiz, olha só como tu tá magrinho!
- É, todo mundo me diz isso...  até minha colégas do teatro queriam que eu comesse mais pastel e depois salsichão, pra ver se eu engordava um pouco!
Por outro lado, Ana não conseguia comer mais nada, só havia permanecido na mesa, porque Luiz estava alí, em dias, ou melhor, noites normais, Ana já haveria se retirado para seu quarto e deixado os adultos alí conversando, mas com a presença de Luiz, tudo era bem diferente, ela tinha mesmo um bom motivo pra estar alí ainda.
Após o jantar, Amanda ia retirando a mesa, mas dessa vez não conseguiu evitar que Luiz a ajudasse com o trabalho. Ana recolhendo os copos quando falou:
- Sabia mãe, que o Luiz também sabe cozinhar? E dizem que ele cozinha tri bem!
- A é Luiz, tu cozinha mesmo?
- É, cozinho sim, é uma das coisas que mais gosto de fazer.
- Que legal! Mas um dia a gente tem que experimetar essa sua abilidade gastronômica.
Falou Amanda irônicamente, mas Luiz continuou.
- Claro, até tava pensando nisso durante o jantar. Eu queria convidar vocês pra almoçar na minha casa da próxima vez que vierem para Novo Hamburgo.
- Olha, que bacana!! Aceitamos o convite, com muito gosto.
- Legal!
E assim ficou combinado que da próxima vez que eles estivessem em "Noya", iriam almoçar na casa do Luiz.
Luiz ficou mais umas duas horas na casa de dona Augusta, conversando com Ana e seus pais, mas logo que notou que já passavam das 22:00 levantou-se e disse:
- É, o jantar tava ótimo, a companhia maravilhosa, mas eu tenho que ir.
- Mas já Luiz? - Praguejou Ana.
- É Ana, já passam das dez, eu tenho que ir pra casa, não quero preocupar minha mãe, e amanhã, antes de vocês saírem, eu passo aqui, isto é, se não tivr nenhum problema.
- Por nós não Luiz. - respondeu Armando, prontamente.
Luiz despediu-se de dona Augusta, de Armando e de Amanda, mas Ana ficou de lhe acompanhar até o portão, então lá foram os dois.
- Tava tudo maravilhoso Ana!
- Mesmo? Que bom que tu axou isso!
- Por que, tu não axou?
- Não, não, tava mesmo muito bom, ainda mais contigo aqui!
- Que bom, bem então...  até amanhã!
Luiz falou isso, e já ia saindo quando Ana o chamou de volta dizendo:
- Peraí Luiz, não esqueceu nada não?
Luiz pensou, e não lembrou de ter levado nada, então perguntou:
- Esqueci o quê?
Ana esntão, aproximou-se um pouco mais de Luiz, e sussurando bem devagarinho no seu ouvido a palavra "isso", deu-lhe um beijo.
Luiz logo retrebuiu-lhe o beijo, já abraçando-a pela cintura, depois de alguns instantes os doi afastaram seus lábios. Ana deu um sorriso para Luiz, Luiz retrebuiu e dizendo novamente, mas como um susurro, "até amanhã", deu-lhe mais um rápido beijo, e saiu pelo portão. Ana olhou para Luiz uma última vez na noite, então despediu-se, novamente, com um asceno de mão.
Luiz foi para casa, por dentro ele era só felicidade, parecia que enfim tudo estava dando certo em sua vida, havia finalmente, conseguido uma namorada, parecia ter conquistado até os pais dela e além de tudo, ainda havia feito as pazes com a Andiara, isso tudo, ainda antes de recomeçar o ano letivo.

0 comentários:

Postar um comentário